Secretaria de Logística e Transportes faz teste de lancha para novo serviço na travessia São Sebastião/Ilhabela

Com catamarãs da Dersa, pedestres terão serviço exclusivo e deixarão de usar balsa; investimento do Governo do Estado é de R$ 3,6 milhões.

0
498
Nova lancha LS-02 fará a travessia de pedestres São Sebastião/Ilhabela. Foto: Secretaria de Logística e Transportes SP

O secretário de Logística e Transportes, João Octaviano, realizou nesta quarta-feira (16) um teste operacional de um dos catamarãs que serão disponibilizados pela Dersa para operar no novo serviço de pedestres da Travessia São Sebastião/Ilhabela, previsto para iniciar neste sábado (19), com tarifa zero por um período de quatro meses.

A lancha LS-02, que passou por completo processo de reforma e modernização, recebeu investimentos de R$ 3,6 milhões do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Logística e Transportes (SLT). Além do secretário, também participaram do teste operacional o presidente da Dersa, Milton Persoli, e o diretor de Operações, João Luiz Lopes.

A embarcação, do tipo catamarã, é feita em fibra de vidro e tem capacidade para transportar até 370 passageiros, incluindo 33 ciclistas. A lancha foi totalmente remodelada, recebeu novo sistema hidráulico e elétrico, nova pintura, novos equipamentos de salvatagem, novo sistema de ar-condicionado, novo sistema de monitoramento interno com câmeras, novos assentos e teve as janelas ampliadas.

A chegada da LS-02 permitirá separar pedestres e veículos, que hoje utilizam os ferryboats juntos. Isso possibilitará um ganho de até 30% na capacidade de veículos das balsas. Mais do que isso, a utilização das lanchas garantirá mais conforto, segurança e agilidade aos passageiros que utilizam o serviço a pé.

Segunda lancha

O outro catamarã a compor a nova travessia de pedestres é o LS-04, também com capacidade para 370 passageiros. A lancha teve 50% da reforma concluída, porém a empresa que realizava os trabalhos não cumpriu com as obrigações legais e teve o seu contrato rescindido. A DERSA está tomando as medidas legais para dar andamento ao processo licitatório para a reforma.

Oitava balsa

Várias ações já estão em curso para trazer melhorias ao sistema da Travessia São Sebastião/Ilhabela, que receberá o reforço da oitava embarcação. Porém, a empresa que executava a reforma da balsa FB-20, com capacidade para 40 veículos, não cumpriu as obrigações legais e, dessa forma, a DERSA terá que convocar a segunda empresa classificada no processo licitatório para que seja dado prosseguimento à remodelação da embarcação.

Investimentos

A atual gestão da Secretaria de Logística e Transportes já iniciou estudos para modernizar a operação com o objetivo de reduzir o tempo de espera dos usuários na Travessia São Sebastião/Ilhabela. Além disso, a SLT também está em tratativas para buscar soluções no curto e médio prazo para ampliar a oferta e melhorar a qualidade do serviço prestado à população. A disponibilização da Lancha LS 02, que está em teste, já faz parte dessas medidas.

Por Assessoria de Imprensa Secretaria de Logística e Transportes SP

Deixe uma resposta