Semana tem programação intensa com espetáculos do Festival Nacional de Teatro de Limeira

0
464

A programação cultural dos próximos dias segue com o XV Festival Nacional de Teatro de Limeira. Acontece ainda o Dia Nacional do Folclore com Cakarecos, da Biblioteca Municipal, Festa do Morango e Show de Talentos. As atividades são realizadas pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.

Compondo a programação do Festival Nacional de Teatro, o Teatro Vitória recebe amanhã (20), às 14h, o espetáculo “Era uma vez um tirano”, da Cia. Cerne, de São João de Meriti (RJ). A classificação é livre e todos os espetáculos que acontecem no Teatro Vitória devem ter os ingressos retirados 1h antes da apresentação, na bilheteria.

quarta-feira (21) é de literatura e cultura popular com o “Dia Nacional do Folclore com Cakarecos”, às 14h. A atividade é gratuita e livre para todos os públicos. Escolas e grupos devem realizar agendamento prévio pelo telefone 3442-6539.

Ainda na quarta-feira, o Festival de Teatro chega também às escolas. A E.E. Prof. Gabriel Pozzi, na Vila Piza, recebe a Cia. Talagadá, de Itapira (SP), com “Romeu e Julieta”. A classificação é de 10 anos. Já às 20h, o Teatro Vitória recebe “O Grande Duelo”, do grupo Criados Mudos, de Campinas, com classificação de 10 anos.

A E. E. Professor José Ferraz Sampaio, do Novo Horizonte, recebe “Sob o mesmo teto”, da Trupe Tenta Tudo, de São Paulo (SP). O espetáculo acontece na quinta-feira (22), às 14h, e tem classificação livre. Ainda na quinta-feira, às 20h, o grupo representante de Limeira, Sarcástica Cia de Teatro, apresenta “Monumento ao prisioneiro político desconhecido (escritura do encontro em três tentativas)”, no Teatro Vitória. A classificação é de 16 anos e a peça conta com 80 lugares disponíveis, por se tratar de teatro intimista.

Na sexta-feira (23), às 14h, acontece, no Teatro Vitória, o espetáculo “Casulo”, da Cia Arte – Móvel, de Santa Barbara D´Oeste -SP, com classificação livre. E o Parque Cidade recebe a 3ª edição da Festa do Morango, na sexta-feira (23), às 18h; sábado (24), às 10h; e domingo (25), às 10h, com entrada gratuita.

No sábado, às 9h, os adolescentes do CAMPL apresentam o 3º Show de Talentos – Mostra sua Cara. A atividade tem entrada gratuita e acontece na própria entidade.

O Festival Nacional de Teatro segue para a Praça Toledo Barros no sábado(24), às 10h, com o espetáculo “A Feira de Chico, Gonzaga e Jackson”, do grupo CTI – Teatro da Investigação, de São Paulo (SP). A classificação é livre. Ainda no sábado, o Teatro Vitória recebe “Avesso”, da CTI – Comunidade Teatral Independente, do Rio de Janeiro (RJ), às 20h, com classificação de 14 anos.

No domingo (25), às 10h, no Teatro Vitória, o Festival Nacional de Teatro recebe “The Bichos”, do Teatro D´Aldeia, de São José dos Campos (SP), com classificação livre. E às 19h, é realizado o encerramento e premiação, no Palacete Levy, aberto para toda a população.

Confira os detalhes da programação:

XV FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE LIMEIRA

Espetáculo: Era uma vez um tirano
Terça-feira, 20, às 14h – Teatro Vitória.
Em 2017, “Era uma vez um Tirano”, de Ana Maria Machado, completou 35 anos de publicação sem nunca ter sido adaptado para teatro no Brasil. O clássico da literatura infantojuvenil brasileira narra a história de um lugar feliz e colorido, cujo povo perde sua liberdade a partir do momento em que um ditador toma o poder. Após um longo tempo cinzento, caracterizado por mandos e desmandos por parte do tirano, três crianças se conhecem e, com um arco-íris no bolso, uma canção no corpo e uma chuvarada de estrelas, resolvem contagiar a população na tentativa de pôr fim àquele tempo de tristeza.

Com adaptação de Vinicius Baião, a Cia. Cerne apresenta a primeira montagem de “Era Uma Vez um Tirano” no Brasil e pretende, além de homenagear sua autora, fomentar a discussão sobre as possibilidades de um fazer teatral direcionado a crianças e adolescentes que toque, de maneira lúdica, em questões sócio-políticas.

Grupo: Cia. Cerne.
Cidade: São João de Meriti – RJ.
Entrada: Gratuita.
Classificação: Livre.
Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

Cultura Popular e Literatura: Dia Nacional do Folclore com Cakarecos
Quarta-feira, 21, às 14h – Biblioteca Municipal.
Em homenagem ao Dia Nacional do Folclore, a Biblioteca Municipal recebe Lucas Barel, Simone Silva e Paulo Mello, do grupo Cakarecos, com atividades que buscam manter viva a cultura dos povos através do Folclore, com muita música, história e brincadeiras.

Entrada: Gratuita.
Classificação: Livre.
Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

XV FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE LIMEIRA

Espetáculo: Romeu e Julieta
Quarta-feira, 21, às 14h30 – E.E Gabriel Pozzi, na Vila Piza.
Em meio ao lixo, tralhas e tudo o mais descartado pela sociedade, cinco moradores de rua tentam subverter essa situação por meio do universo lúdico, no qual, suas figuras grotescas interpretam a si mesmas, utilizando-se de objetos, instalações, assemblages, música e performance para recontar, a seu modo, o clássico Romeu e Julieta de William Shakespeare, cujo fim trágico é de conhecimento de todos. Porém, as metáforas dos fatos que antecedem seu desfecho podem ser uma grande surpresa.

Grupo: Cia. Talagadá.
Cidade: Itapira – SP.
Entrada: Gratuita.
Classificação: 10 anos.
Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

XV FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE LIMEIRA

Espetáculo: O Grande Duelo
Quarta-feira, 21, 20h – Teatro Vitória.

Em um pacato vilarejo, onde os dias seguem sem cor e som, o silêncio é ameaçado pela chegada de um bandido procurado. O medo se instaura e o tilintar da recompensa faz com que nasça um herói – ou será uma heroína? Ou então heróis? Trazendo o cinema mudo para o teatro, “O Grande Duelo” acontece.

Grupo: Criados Mudos.
Cidade: Campinas.
Entrada: Gratuita.
Classificação: 10 anos.
Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

XV FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE LIMEIRA

Espetáculo: Sob o mesmo teto

Quinta-feira, 22, às 14h – E. E. Professor José Ferraz Sampaio, Novo Horizonte.

Três palhaços, Patife, Purga e Pimbim, se encontram no meio da rua, o seu lugar de trabalho. Através de acrobacias, malabares e música ao vivo e autoral, eles atravessam juntos diversas situações, que vão desde a relação de convivência entre os três, até desafios cotidianos que surgem a partir do seu (des)encontro com o espaço público. Um espetáculo que mostra de forma cômica e poética o dia-a-dia desses artistas de rua e o desafio de resolverem juntos os problemas que aparecem.

Grupo: Trupe Tenta Tudo.
Cidade: São Paulo – SP.
Entrada: Gratuita.
Classificação: Livre.
Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

XV FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE LIMEIRA

Espetáculo: Monumento ao prisioneiro político desconhecido (escritura do encontro em três tentativas)
Quinta-feira, 22, às 20h -Teatro Vitória.

Um homem miserável escreve obstinadamente em um local subterrâneo, recorda o seu desprezo pela sociedade e um embate com um antigo oficial militar. Um homem, numa tarde de Corpus Christi, em plena década de 1930, decide infiltrar-se em uma procissão e provocá-la a fim de testar a reação da massa. Um prisioneiro político lamenta não ter concluído seu último livro enquanto aguarda o momento da sua execução. Monumento ao Prisioneiro Político Desconhecido é a história de três encontros com o opressor. O primeiro inspirado no indivíduo recluso e solipsista de Fiódor Dostoiévski em Notas do Subterrâneo. O segundo motivado pelo relato de Flavio de Carvalho intitulado Experiência nº 2, que narra o caso real de seu enfrentamento diante de uma procissão. O terceiro, por fim, tem base em “O milagre secreto”, conto de Jorge Luis Borges presente em Ficções. Com excertos de Paulo Freire, o espetáculo é um convite para este embate e a sua superação em diferentes versões. Diferentes manifestações de um encontro que, inevitável, não poderá deixar o homem ileso.

Grupo: Sarcástica Cia de Teatro.
Cidade: Limeira – SP.
Entrada: Gratuita.
Classificação: 16 anos (80 lugares/teatro intimista).
Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

XV FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE LIMEIRA

Espetáculo: Casulo
Sexta-feira, 23, às 14h – Teatro Vitória.

O espetáculo conta a história de Gabriel e sua avó que são felizes no campo de girassóis. Mas um vento forte leva tudo para longe. No mesmo instante, a avó segue para uma travessia sem volta. Gabriel não entende. No entanto uma fabulosa borboleta, sua fiel amiga desde os tempos de lagarta, o guiará numa inacreditável jornada. Talvez o garoto não encontre a avó, mas a borboleta garante que esta viagem será uma grande aventura dentro de si.

Grupo: Cia Arte – Móvel.
Cidade: Santa Barbara D´Oeste -SP.
Entrada: Gratuita.
Classificação: Livre.
Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

Evento: III Festa do Morango
Sexta-feira, 23, às 18h; sábado, 24, às 10h; e domingo, 25, às 10h – Parque Cidade.

O evento oferece venda de morangos, flores de Holambra, praça de alimentação e área de confeitaria, mini shopping, oportunidade de negócios, artesanato, área kids e atrações musicais.

Entrada: Gratuita.
Classificação: Livre.
Realização: Selva Nova Produções, com apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, e Savegnano.

Evento: 3º Show de Talentos CAMPL – Mostra sua Cara
Sábado, 24, às 9h – CAMPL.
Adolescentes do CAMPL apresentam seus talentos em dança, canto, instrumentos ou poemas.

Entrada: Gratuita.
Classificação: Livre.
Realização: CAMPL, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

XV FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE LIMEIRA

Espetáculo: A Feira de Chico, Gonzaga e Jackson
Sábado, 24, 10h – Praça Toledo Barros.
É na feira que tudo e todos se encontram. Atores/feirantes e público/donas e donos de casa são aturadores de suas próprias histórias, compartilhando seu espaço de trabalho, de consumo e de encontro. Na Feira de Chico, Gonzaga e Jackson tem de tudo: de comer, de beber, de ver, de ouvir, de dançar e de cantar. É Interativo, como só poderia ser, o teatro-baile que se faz com a matéria humana. Propomos a criação de um espaço poético que possibilite e potencialize a presença das personagens das obras de Chico de Assis, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, onde o público e a instalação cênica possam conviver como um organismo.

Grupo: CTI – Teatro da Investigação.
Cidade: São Paulo – SP.
Entrada: Gratuita.
Classificação: Livre.
Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

XV FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE LIMEIRA

Espetáculo: Avesso
Sábado, 24, às 20h – Teatro Vitória.
Três textos de William Shakespeare, Romeu e Julieta, Macbeth e Hamlet. Três releituras, sem ordem cronológica e sem linearidade, o avesso de Shakespeare, a partir de diversas obras que já mostraram outras visões do original, incluindo o Hamlet Machine de Heiner Muller.

Grupo: CTI – Comunidade Teatral Independente.
Cidade: Rio de Janeiro – RJ.
Entrada: Gratuita.
Classificação: 14 anos.
Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

XV FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE LIMEIRA

Espetáculo: The Bichos
Domingo, 25, às 10h – Teatro Vitória.
Em tempos difíceis, o único caminho para quatro animais abandonados foi pegar a estrada rumo ao desconhecido. Mas, o que eles não imaginavam era que, juntos, iriam mudar a história de suas vidas para sempre e criar a lendária banda The Bichos. Livremente inspirado no conto “Os músicos de Bremen”, dos Irmãos Grimm, The Bichos é um espetáculo infantojuvenil que fala da alegria dos recomeços embalado por clássicas melodias dos Beatles.

Grupo: Teatro D´Aldeia.
Cidade: São José dos Campos – SP.
Entrada: Gratuita.
Classificação: Livre.
Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

XV FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE LIMEIRA

Evento: Encerramento e premiação
Domingo, 25, às 19h – Palacete Levy.
Acompanhe o encerramento do festival e conheça os vencedores desta edição.

Entrada: Gratuita.
Classificação: Livre.
Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

Isabela Lourenço 
Secretaria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Limeira

Deixe uma resposta