Ser Voluntário: A educação para o engajamento social

0
397

Já tratei do tema educação aqui em minha coluna em outros momentos, mas quero voltar ao assunto visto sua importância ainda não acatada pela educação brasileira, de educar para o protagonismo e para o engajamento social.

Formar o aluno para as questões fundamentais da educação formal, este é o papel principal da escola, valores é com a família. Agora colocar a formação para o protagonismo e o engajamento pode ser uma grande sacada para as escolas, visto ser um tema transversal que permeia todas as outras matérias de forma que pode ser tratada durante todo o tempo sem atrapalhar ou aumentar a carga horária já prevista.

Trabalhar o engajamento traz mais conteúdo e diversidade para a sala de aula, promovendo aos alunos um aprendizado mais prático e ganhos incalculáveis na aquisição de habilidades que não se encontra em livros.

Mas o que nós podemos fazer por este assunto além da minha parte de escrever e a sua de ler? Simples, podemos começar a pedir para as escolas de nossos filhos ou parentes, passem a ter o engajamento social ou voluntariado, como matéria complementar.

Um só pedindo, as escolas não darão atenção, mas se vários pais começarem a fazer tal solicitação, tenho certeza de que as escolas vão pensar no assunto.

Certo, é uma utopia ainda, mas quando tomarmos consciência de nosso poder e da importância do engajamento social, tenho certeza de que esta utopia deixa de ser.

Engajamento social um assunto que ainda não pegou, mas com nosso engajamento será possível tê-lo mais acessível e assim mais pessoas saberão da importância dele para nosso desenvolvimento como sociedade.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, fundador da ONG Canto Cidadão, da IPA Brasil e da AFINCO, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, sócio da empresa de consultoria Comunidea, criador e gestor de eventos filantrópicos, porta voz pela ONU, Membro Engage for business, Líder Internacional de Yoga do Riso e Conselheiro de Relações Sociais e Familiares do Instituto i. s. de desenvolvimento e sustentabilidade Humana. www.robertoravagnani.com.br

Deixe uma resposta