Sesc Piracicaba oferece oficina de brinquedos ópticos em Mídia Magia

Programação para crianças acontece aos sábados e domingos com entrada gratuita.

0
443
Foto cedida pela Comunicação Sesc Piracicaba

O projeto Mídia Magia, do Sesc Piracicaba, consiste em oficinas de brinquedos ópticos pré-cinema. Com orientação de Eduardo Salvino e Denise Agassi, a programação apresenta nos próximos sábados de julho os instrumentos  artesanais:  TaumatroscópioZootrópio e Fenacistoscópio – respectivamente nos dias 13, 20 e 27. As atividades acontecem na Sala do Curumim, das 13h30 às 15h30. Já aos domingos (dias 14, 21 e 28), o Ginásio contará  com Brinquedos Ópticos Gigantes, das 14h às 16h30. Em todos, a entrada é gratuita.

Aos sábados, as crianças poderão construir seus próprios brinquedos ópticos. O taumatrópio, conhecido também como taumatroscópio, é um brinquedo simples que ilustra um fenômeno de ilusão ótica e consiste em um disco pequeno de papelão, com um desenho na frente e outro, de cabeça para baixo, no verso, preso por duas cordas amarradas nas bordas paralelas. Após torcidas, as cordas devem ser esticadas, fazendo com que o disco gire rapidamente e as duas imagens se fundem em uma só. O zootrópio, do grego zootropo (zoe = vida, tropos = roda), zootroscópio e/ou daedalum foi criado em 184 pelo relojoeiro inglês William George Horner. Trata-se de um tambor giratório com frestas em toda a sua circunferência. Em seu interior, montam-se sequências de imagens produzidas em tiras de papel, de modo que cada imagem esteja posicionada do lado oposto a uma fresta e, ao girar o tambor, olhando pelas aberturas, assiste-se ao movimento.

Do grego, fenacistoscópio quer dizer espectador ilusório, um dispositivo inventado pelo belga Joseph Plateau para demonstrar sua teoria da persistência na retina em 1829. Consiste em vários desenhos de um mesmo objeto, em posições diferentes e distribuídos por uma placa circular lisa. Quando a placa gira em frente a um espelho, cria-se a ilusão de uma imagem em movimento.

Brinquedos Ópticos Gigantes – Aos domingos, as crianças poderão entrar na Câmera Escura e experimentar o efeito físico que esse dispositivo proporciona: ver a reflexão no interior da câmera da imagem do objeto imediatamente exterior à câmera. Também será possível conferir o Taumatrópio Gigante(girando o grande disco na horizontal e visualizando as imagens de desenhos, fundindo-se uma na outra) e o Praxinoscópio (animações em grandes formatos e espelhadas).

Serviço
Mídia Magia

Taumatrópio
Dia 13, sábado, das 13h30 às 15h30.
Sala do Curumim. Grátis. Livre.

Zootrópio
Dia 20, sábado, das 13h30 às 15h30.
Sala do Curumim. Grátis. Livre.

Fenacistoscópio
Dia 27, sábado, das 13h30 às 15h30.
Sala do Curumim. Grátis. Livre.

Brinquedos ópticos gigantes
De 14 a 28, domingos, das 14h às 16h30.
Ginásio. Grátis. Livre.

Sesc Piracicaba
Rua Ipiranga, 155 – Centro
Telefone: (19) 3437-9292
sescsp.org.br/piracicaba

Assessoria de Comunicação
Sesc Piracicaba

Deixe uma resposta