Sesc Piracicaba promove espetáculo Água Doce na Casa do Povoador

Cia. da Tribo apresenta em dois dias: sexta (28), às 15h; e sábado (29), às 16h.

0
226
Foto cedida pela Comunicação Sesc Piracicaba

Em junho, o programa Cena Criança ultrapassa as fronteiras do Sesc Piracicaba e chega na Casa do Povoador com o espetáculo Água Doce, da Cia da Tribo. Em uma paisagem perfeita para abordar o tema da peça, os personagens mostram suas aventuras para proteger os rios. A apresentação é gratuita e acontece em dois dias, na sexta (28), às 15h; e no sábado (29), às 16h.

Água Doce aborda a relação do homem com os rios e córregos das cidades e é inspirada pela cultura popular, lendas indígenas e mitos ribeirinhos e nordestinos. Na história, Iara, a Mãe do Rio, é amaldiçoada ao matar sua irmã, Cacira, e sua amargura deixa um rastro de destruição: o rio poluído e sujo. Seu irmão, Abaré, se aventura por correntezas e turbulências para reencontrar sua irmã e dar nova vida aos peixes e ao rio. Na trajetória, encontra seres de mitos ribeirinhos que o ajudam na jornada, como a Cobra Grande, o Cabeça de Cuia, as três Marias, o Jaguarão e o Pirarucu.

Espetáculo foi vencedor do Prêmio APCA, como Melhor Espetáculo de Rua. E indicado ao VII Prêmio Aplauso Brasil de Teatro, na categoria Melhor Espetáculo para Público Infantil e Jovem, e também a 3 categorias ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem: Produção, Revelação e Prêmio Sustentabilidade.

O grupo paulista Cia. da Tribo foi fundado pelos artistas Milene Perez e Wanderley Piras. Iniciou seu trabalho de pesquisa em cultura popular em 1996. A sua linguagem cênica foi desenvolvida através do estudo de tradições populares, personalidades e corporeidades brasileiras. Histórias, músicas, danças e bonecos criados pelo povo em diversas regiões do país são investigados, apreendidos, recriados e trazidos à cena, construindo assim, uma teatralidade brasileira.

Cena Criança

A palavra teatro dá nome tanto ao espaço físico quanto a ação dramática realizada por atores. Mas existem muitas companhias que “fazem teatro” explorando outros espaços e usam as suas características para criar novas experiências. Nesse mês, o Cena Criança apresenta algumas possibilidades criadas por artistas.

Em julho a programação contempla uma mostra do repertório do dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616), com a Cia. Vagalum Tum Tum. Serão apresentados cinco espetáculos: Henriques, em 6/7; O Príncipe da Dinamarca, em 13/7; Othelito, em 20/7; Shake Shake Show, em 27/7; e O Bobo do Rei, em 3/8. Todos os espetáculos acontecerão no Teatro do Sesc Piracicaba, com entrada gratuita e retirada de ingresso com uma hora de antecedência.

Serviço
Cena Criança: Água Doce

Com a Cia da Tribo
Dias 28, sexta, 15h e 29, sábado, 16h.
Casa do Povoador (Av. Beira Rio, s/n). Grátis. Livre.

Sesc Piracicaba
Rua Ipiranga, 155 – Centro
Telefone: (19) 3437-9292
sescsp.org.br/piracicaba

Assessoria de Comunicação
Sesc Piracicaba

Deixe uma resposta