Sesc Piracicaba recebe Encontro Regional de Tai Chi Chuan

Programação que faz parte da Semana de Prevenção de Quedas em Idosos acontece neste domingo (30), às 10h, no Ginásio da unidade.

0
358
Foto: Comunicação Sesc Piracicaba

Baseada em princípios da natureza e filosofia, o Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa que tem o objetivo de fortalecer o corpo e a mente e melhorar a saúde. O Sesc Piracicaba recebe neste domingo (30), às 10h, no Ginásio, o Encontro Regional de Tai Chi Chuan – Meditação em Movimento. A atividade contará com vivências e demonstrações, além da presença do facilitador e professor Fernando De Lazzari. A entrada é gratuita.

A programação faz parte da Semana de Prevenção de Quedas em Idosos – Encontro o Meu espaço no Compasso da Cidade, que traz à reflexão a mobilidade dos idosos. A iniciativa do Sesc São Paulo acontece de 22 a 30 de junho nas unidades da capital, interior e litoral.

Tai Chi Chuan, além de ser uma arte marcial de baixo impacto e que não tem restrições, traz diversos benefícios como evitar a perda de força muscular, aumentar a força dos ossos e melhorar o equilíbrio e a flexibilidade, diminuindo o risco de quedas e de fraturas. De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de Oregon, publicada no Jama International Medicine em 2018, o Tai Chi Chuan é um ótimo exercício para idosos. Os adeptos da arte marcial chinesa, que passaram pela experiência, tiveram uma redução de 58% em acidentes de QPA (Quedas da Própria Altura).

Forma Tai Chi, Espada Tai ChiSabre Tai Chi e Tui Shou são algumas das modalidades que poderão ser conhecidas no Encontro Regional de Tai Chi Chuan. Desenvolvida na China no século XVII, o Tai Chi Chuan é uma prática física e mental que reuniu milênios de cultura e pesquisa sobre o movimento corporal, saúde, circulação de energia e meditação, fazendo com que o praticante tenha maior consciência de seu corpo e seu equilíbrio. São vários os benefícios para as articulações, circulação sanguínea, saúde mental, fortalecimento ósseo, dentre outros. Os movimentos são feitos de maneira encadeada, fluida e com atenção plena.

Semana de Prevenção de Quedas em Idosos

A vida das pessoas acontece nas ruas, nas praças, no uso de transporte público, na vida em vizinhança no bairro e na comunidade, nos espaços de cultura, e em tudo aquilo que é explorado ao sair de casa. Organizando o cotidiano e utilizando boas práticas para prevenir possíveis quedas é possível ocupar, transformar e colaborar para que as cidades se tornem cada vez mais amigas do idoso, bem como possa oferecer espaços de protagonismo da Geração 60+.

Serviço
Encontro Regional: Tai Chi Chuan – Meditação em Movimento

Com Fernando De Lazzari, facilitador/professor.
Dia 30, domingo, 10h.
Ginásio. Grátis. Livre.

Sesc Piracicaba
Rua Ipiranga, 155 – Centro
Telefone: (19) 3437-9292
sescsp.org.br/piracicaba

Assessoria de Comunicação
Sesc Piracicaba

Deixe uma resposta