Sincomércio Piracicaba esclarece que o comércio vai funcionar em horário especial de final de ano

0
841
Foto: Adilson Zavarize (arquivo)

A convenção coletiva do comércio varejista de Piracicaba ainda está em negociação entre o Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e Região e o Sindicato dos Empregados do Comércio de Piracicaba e Região, porém o Sincomércio alerta que o impasse não vai impedir a abertura das lojas em horário especial de final de ano.

“O que pode acontecer se não houver acordo é de o comércio não funcionar no feriado municipal de 8 de dezembro, o que significa que os comerciários folgariam nesse dia, mas trabalhariam no Carnaval. Porém, essa data coincide com o pagamento e início do período de festas, quando o movimento costuma ser grande, beneficiando tanto os empresários como os comerciários, principalmente os que são comissionados”, explica.

O Sincomércio, por meio de aprovação em assembleia, ofereceu aos comerciários desde o início das negociações o repasse da inflação, de 3,64%. Além disso, foi ofertada uma bonificação de R$ 270,00 como contrapartida de uma desoneração no trabalho durantes os feriados, um dos mais caros do Estado de São Paulo. “Hoje, o lojista tem que pagar 100% de hora-extra, um dia de folga, mais uma bonificação que pode chegar a R$ 70,00 por funcionário. Não se trata de tirar direitos do comerciário, mas sim de adequar a convenção ao momento econômico atual do setor”, esclarece Nozella.

Com a negativa do Sindicato dos Empregados em desonerar os feriados, o Sincomércio ofereceu então a reposição da inflação sem o abono, mas a proposta também foi negada. “A diretoria do Sindicato dos Comerciários alega que na região houve convenções com repasse acima da inflação, mas as poucas que o fizeram, tiveram contrapartida. Trata-se de uma negociação, que precisa ser boa para ambos os lados”, diz o presidente.

O Sincomércio Piracicaba está disposto a negociar de forma justa e condizente com a forma que sempre conduziu o processo de assinatura das convenções coletivas do trabalho.

Diretoria do Sincomércio do Comércio Varejista de Piracicaba e Região

Assessoria de Imprensa Sincomércio
Flávia Romanelli

Deixe uma resposta