Stock Car chega aos 40 anos com etapa comemorativa em Mogi Guaçu, dia 5 de maio

0
477
Opala campeão de 1979, com o piloto Paulo Gomes. Foto: Arquivo Stock Car

A Stock Car nasceu em uma era de automobilismo romântico no Brasil e atualmente se remodela para continuar sendo a principal referência do esporte para as gerações mais sintonizadas com o modo de vida contemporâneo e do futuro.

A principal categoria do automobilismo brasileiro comemora quatro décadas às vésperas de sua terceira etapa disputada no autódromo do Velo Città, em Mogi Guaçu, no dia 5 de maio, domingo.

A categoria nasceu no dia 22 de abril de 1979. Foi na emblemática pista de Tarumã, na Grande Porto Alegre, onde um grupo que reunia alguns dos maiores jovens talentos da época colocou pela primeira vez os Opalas da Stock para medir forças.

Era a corrida inaugural da história daquela que hoje – e já há algumas décadas – é o principal campeonato do automobilismo brasileiro, um dos poucos torneios fora do eixo Europa-EUA-Japão capaz de atrair a atenção de fãs e profissionais do esporte em várias partes do mundo.

De lá para cá, a Stock Car realizou 500 corridas, consagrou dezenas de jovens talentos, empregou milhares de pessoas, atraiu vários pilotos da Fórmula 1, foi ousada o suficiente para fazer uma prova na Europa e hoje é encarada como ideal de vida de uma geração inteira de pilotos brasileiros – tanto pelos bons salários quanto pela qualidade das corridas, do desafio e da visibilidade proporcionada.

O Chevrolet Cruze é o atual modelo da Stock. Estreou em 2016.
Foto: Duda Bairros | Stock Car

Maior evento esportivo dos finais de semana nas cidades onde realiza suas etapas, o que inclui várias das principais capitais do Brasil, a Stock Car saúda o próprio passado, mas também aprendeu a cultivar o futuro.

“É o que mostra a criação e gestão da Stock Light, categoria de acesso iniciada em 1993”, diz Carlos Col, CEO da Vicar, promotora da Stock. “A Light revelou diversos talentos que vieram a se consolidar como profissionais na categoria superior e atualmente congrega o melhor das novas gerações do automobilismo nacional”, completa.

O maior investimento no projeto de presença digital em 2019 e a racionalização do evento, que ainda está em curso, além da forte preocupação em oferecer entretenimento durante todo o período em que o público está no autódromo, mostram convergência com uma visão moderna do esporte que se impõe em nível mundial.

A história da Stock Car é ponteada por vários dos maiores momentos do esporte a motor brasileiro. É o caso da consagração de Ingo Hoffmann como maior ídolo da categoria, com nada menos que 12 títulos e um exemplo de vida para os jovens aspirantes e fãs.

Também se destacam as “eras” dominadas por Paulo Gomes, um talento obcecado pela vitória, e Chico Serra, dono de um estilo sóbrio e eficiente que agora é emulado por seu filho, Daniel, bicampeão e líder da atual geração. Paulão e Chico tiveram um seguidor à altura em Cacá Bueno, dono de cinco títulos e maior campeão ainda em atividade.

A fase romântica dos Opalas, com momentos que mesclaram heroísmo e temeridade, registraram o surgimento e a consolidação dos primeiros ídolos. “Já no período multimarcas, o profissionalismo atingiu níveis de padrão internacional e a categoria se firmou como o evento automobilístico mais bem sucedido do continente”, registra o dirigente da Stock Car.

A Stock Car comemorará seus 40 anos na segunda etapa de 2019, marcada para o dia 5 de maio, no Autódromo do Velo Città – etapa mais próxima do dia de seu aniversário. A corrida terá largada às 13h e transmissão ao vivo pelo Sportv, a partir das 12h30. Seguindo a estratégia de ampliar a presença digital, o classificatório do sábado será mostrado, também ao vivo, pelo Globoesporte.com a partir das 13h30.

Antes, às 11h, o segundo treino livre terá transmissão pelo YouTube e Facebook oficial da categoria. Os ingressos estão à venda pelo site www.ticketsforfun.com.br. Mais informações em www.stockcar.com.br.

DEZ FERAS NA PISTA
Modelo, anos de participação, temporadas disputadas

1. Chevrolet Opala, 1979 a 1993, 15 temporadas(1)
2. Chevrolet Omega, 1994 a 1999, 6 temporadas
3. Chevrolet Vectra, 2000 a 2003; e 2009 a 2011, 7 temporadas
4. Chevrolet Astra, 2004 a 2008, 5 temporadas
5. Mitsubishi Lancer, 2005 a 2008, 4 temporadas
6. Volkswagen Bora, 2006 e 2007, 2 temporadas
7. Peugeot 307 Sedan, 2007 a 2010, 4 temporadas
8. Peugeot 408 Sedan, 2011 a 2016, 6 temporadas
9. Chevrolet Sonic, 2012 a 2015, 5 temporadas
10. Chevrolet Cruze, 2016 a 2019, 4 temporadas

(1) De 1987 a 1989, na versão Chevrolet Opala Caio-Hidroplas. De 1990 a 1993, versão Chevrolet Opala Protótipo.

MAIORES VENCEDORES DA STOCK CAR
Após 500 GPs, Ingo, Paulão, Cacá e Chico encabeçam a lista de vitórias

1. Ingo Hoffmann, 77
2. Paulo Gomes, 40
3. Cacá Bueno, 37 (1)
4. Chico Serra, 33
5. Thiago Camilo 23 (1)
6. Xandy Negrão, 21
7. Daniel Serra, 19 (1)
8. Ricardo Maurício, 17 (1)
9. Felipe Fraga, 15 (1)
10. Adalberto Jardim, 14
10. Alencar Jr., 14
10. Ângelo Giombelli, 14
10. Átila Abreu, 14 (1)
10. Fábio Sotto Mayor, 14
15. Marcos Gomes, 13
16. Max Wilson, 11 (1)
17. Zeca Giaffone, 10
18. Rubens Barrichello, 9 (1)
19. Affonso Giaffone Jr., 8
19. Allam Khodair, 8 (1)
19. Giuliano Losacco, 8
19. Valdeno Brito, 8 (1)

(1) Pilotos ainda em atividade.

Secretaria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Mogi Guaçu

Deixe uma resposta