Street Potato, um aperitivo para para várias ocasiões

0
278
Foto: Luciana Almeida

Olá Amigos!

Hoje vamos fazer um dos aperitivos mais apreciados pelos brasileiros feito com a batata, e que decidi dar um toque para que fique mais especial ainda para vocês. Como sabemos, a batata é um dos alimentos mais importantes da cadeia alimentar do ser humano. Com ela podemos elaborar pratos incríveis e, principalmente, temos uma grande fonte de energia por ser um alimento rico em carboidratos.

A história da batata começou a cerca de oito mil anos atrás na Cordilheira dos Andes próximo ao Lago Titicaca, entre a Bolívia e o Peru, onde, de acordo com pesquisas, comunidades de caçadores e coletores que entraram na América do Sul sete mil anos antes e começaram a domesticar as espécies de batata selvagem que eram abundantes nas regiões em torno do lago, onde os agricultores tiveram sucesso na seleção e melhoramento do vegetal. De fato, o que conhecemos hoje como “batata” (Solanum tuberosum) contém somente um fragmento da diversidade genética encontradas nas sete espécies de batata reconhecidas e mais de cinco mil variedades que ainda são encontradas nos Andes.

Vamos à receita:

Ingredientes
  • 01 kg de batatas usadas para conserva ( bem miuda).

    Foto: Luciana Almeida
  • 500gr de requeijão cremoso (sem amido).
  • 300gr de bacon picado em cubinhos bem pequenos.
  • 200gr de bacon cortado em fatias finas.
  • 100gr de geleia de pimenta.
  • 30 ml de azeite.
  • Sal agosto.
  • Pimenta a gosto.
  • Alecrim a gosto
Modo de preparo

Lave as batatas e não remova a casca, com um boleador. retire o miolo da batata, deixando uma cava ( não podermos atravessar a batata, ela tem que ficar como fosse uma barquinha).

Tempere com sal, pimenta, alecrim e o azeite.
Leve ao forno 180°C até que fiquem macias e douradas.

Reserve.

Recheio

Aqueça a frigideira e frite o bacon em cubos. Deixe dourar para tirar o excesso de gordura.

Em seguida pegue uma boll (travessa), coloque o recheio e adicione o bacon picado e misture até ficar homogênea.

Em uma forma, leve os bacon em fatias ao forno 180°C por 15 minutos ou até que fique bem dourado .

Montagem

Com uma colher de café coloque no fundo da batata a geleia de pimenta em seguida complete com o requeijão e decore com a fatia de bacon.

Serve até 05 pessoas.

Dica do Chef: Cerveja Weiss  – “Vai muito bem com saladas como uma caprese, uma caesar salada, com aqueles pratos mais leves da culinária japonesa, um queijo de cabra e batatas”, Mas elas também podem ser opção para comida mexicana, pela carbonatação e acidez que apresentam, assim como massas recheadas e comida de boteco”.

Sobre o Chef André Ávila – André é sul-caetanense e descendente de espanhóis, um verdadeiro apaixonado pelos prazeres que sabores e aromas proporcionam ao paladar. Ele traz o conhecimento adquirido em escolas como “Les Ecoles Internacionales Le Cordon Bleu”, de Paris, França, onde recebeu o título de Chef; “Accademia Italina Della Coccina”, Milão, Itália; “Escuela de Gastronomia Instituto Superior Mariano Moreno”, Bogotá, Colômbia, e, “Gato Dum Colégio de Coccinos”, Buenos Aires, Argentina.

Deixe uma resposta