Vale a pena alugar para temporada ou comprar um imóvel na Praia Grande?

0
294
Imagem: Pixabay

As pessoas decidem possuir uma segunda casa por vários motivos – como usar como local de férias em família, residência dividida, investimento ou todas as três. Um dos locais mais populares para possuir uma segunda casa é a praia, seguida pelo lago. Convenientemente, este também é o tipo mais popular de destino de viagem . A compra de uma casa de praia não só pode ser uma fonte de ótimas lembranças familiares, mas também uma renda adicional.

Alugar versus comprar uma casa é uma grande decisão, e há prós e contras em cada opção. Para algumas pessoas, o aluguel se resume ao que eles podem pagar no momento, especialmente quando se trata da possibilidade de se comprar uma casa no litoral ou mesmo considerar a busca de um apartamento para alugar na Praia Grande.

A resposta para o aluguel versus comprar abre muitas vezes um debate que não é tão fácil de se chegar a um veredito. Durante o processo de compra de uma casa na praia, por exemplo, as premissas sobre despesas, receita de aluguel, impostos, seguros e administração de propriedades tendem a ser extremamente otimistas. Uma remodelação da cozinha ou um telhado novo pode abrir um buraco no cálculo do retorno do investimento.

Mas mesmo que ser dono de uma casa de férias seja um investimento terrível, isso pode proporcionar anos de diversão para a família, e muitos a consideram um trabalho de amor.

A depender das respostas, é possível você analisar se comprar um imóvel na Praia Grande ou apenas alugá-lo para uma temporada pode ser o ideal para seu caso! Veja como planejadores financeiros, proprietários e investidores abordaram a decisão de comprar ou alugar uma casa de férias. Acompanhe!

  1. Esteja ciente do quanto você pode pagar

Antes de alugar ou comprar uma casa ou apartamento na Praia Grande, por exemplo, responda a estas cinco perguntas:

 

  • O que você pode pagar?
  • Quanto tempo você planeja ficar em casa?
  • Você quer estabilidade ou flexibilidade?
  • Você pode se responsabilizar por reparos/manutenção em casa?
  • Quais são seus objetivos financeiros, profissionais e familiares?

 

Para os compradores de imóveis residenciais, um dos maiores custos contínuos da aquisição de imóveis residenciais é o pagamento mensal do financiamento bancário, que inclui os valores do principal e dos juros do empréstimo. Seus pagamentos podem aumentar ou diminuir ao longo do tempo se o empréstimo for de taxa variável ou se os impostos sobre a propriedade sofrerem variações.

Se você não tem como fazer um planejamento a longo prazo para isto, então vale a pena considerar apenas alugar um imóvel na praia para um período de temporada e desfrutar dele da melhor forma possível.

  1. Entenda as diferenças essenciais entre alugar e comprar

Alugar versus comprar uma casa não é uma questão de propriedade. Comprar uma casa pode gerar patrimônio, por exemplo. Os compradores de casas ou de uma kitnet à venda na Praia Grande podem capitalizar sobre o patrimônio acumulado ao longo do tempo. Isso significa que, se o valor do imóvel aumentar, você ganhará um valor mais alto quando vender.

Além disso, com um financiamento de taxa fixa, você não precisa se preocupar com o aumento dos aluguéis. As taxas de juros estão tão baixas agora, após os incentivos do Governo Federal.  Isso significa que pedir emprestado hoje é muito barato. E isso faz ser quase tão acessível comprar quanto alugar em muitas partes do litoral brasileiro. Então, se você pode se qualificar para uma casa e construir um patrimônio, isso faz mais sentido do que alugar muitas vezes.

As vantagens de se alugar, em contrapartida, são o fato de que o locatário tem menos custos iniciais e papelada, liberdade para ser mais móvel, não se responsabiliza por manutenção e reparos gerais do imóvel, não precisa se preocupar com a queda nos valores das casas na região onde está alugando e não é obrigado a pagar taxas de reserva de condomínio.

  1. Considere o estágio e os objetivos da sua vida

Embora ninguém tenha uma bola de cristal, é importante avaliar sua situação atual de vida e o quanto isso poderá mudar no futuro imediato. Se recomenda que os clientes do mercado imobiliário que estão passando por mudanças na vida, como divórcio ou redução de pessoal, aluguem como uma forma de descomprimir antes de fazer uma compra grande que pode não ser adequada para seu novo estilo de vida. Isto é pensar no futuro. Por isso, pergunte-se: você pode comprar uma casa que se adapte ao seu estilo de vida nos próximos anos ou um orçamento apertado limitará suas opções? Talvez seja melhor esperar ou alugar um pouco até que se possa compra um local de férias com a família.

  1. Encontre um corretor de imóveis especializado para te orientar

Comprar uma casa de praia pode trazer um excelente retorno sobre o investimento , um fluxo de renda confiável e acesso a um local agradável para férias. Muitos investidores de casas de praia compram casas que posteriormente alugam nos períodos de pico do turismo. E isso pode ser muito vantajoso!

Contudo, assim como os professores se especializam nas áreas de estudo, os corretores de imóveis se especializam nos tipos de imóveis que vendem ou alugam. Por exemplo, há imobiliárias especializadas em aluguel de temporada à beira-mar. Por isso, sempre pesquise corretores imobiliários e pergunte a eles sobre a experiência deles para que você possa ter a melhor assessoria. Assim como é importante fazer as perguntas certas ao corretor de imóveis, você precisa se certificar de estar fazendo ao vendedor as perguntas certas sobre a casa deles. As 3 perguntas essenciais são: Qual é o histórico de aluguel desta propriedade? Há alguma avaliação pendente nesta propriedade na Prefeitura? Existe alguma restrição sobre quando ou quanto tempo eu posso alugar esse imóvel? Fazer essas perguntas pode impedir que você encontre surpresas no caminho e possa se programar para tomar esta importante decisão!

Você está pensando em comprar ou alugar na praia? Compartilhe seus pensamentos conosco! Aproveite, e compartilhe este post em suas redes sociais!

Deixe uma resposta