Voluntários contribuem com arborização urbana em Limeira

0
167
Foto: Comunicação Pref. Municipal de Limeira

Uma cidade arborizada proporciona mais qualidade de vida a toda a população. Pensando nisso, a Prefeitura de Limeira desenvolve parcerias com diversos setores da sociedade para que o trabalho de plantio seja potencializado.

O secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Paulo Trigo, conta que o envolvimento de voluntários nas atividades de plantio e cuidados com as árvores tem sido constante. “Isso mostra que a população confia no nosso trabalho e entendeu a importância de aumentar a massa verde em Limeira”, fala.

Exemplo de participação são os estudantes da Unicamp Cícero Costa Hernandez e Marcos Vinicius da Silva, que se prontificaram a contribuir com os plantios na área urbana do município. Em cerca de 15 dias, eles plantaram 28 mudas, de espécies como pau-brasil, quaresmeira e pitangueira. Trigo ressalta que, para evitar custos extras ao município, os alunos atuam em áreas com canteiros já existentes, ou seja, locais onde havia uma árvore que foi removida e, por alguma razão, ainda não tinha sido reposta. A secretaria está fazendo um mapeamento desses locais contando também com ajuda de voluntários, como o administrador Yuri de Paiva Meneghin, que envia para a equipe informações que coleta pela cidade.

Cícero conta que a recepção pelos moradores é positiva. “Durante as atividades, muitos param para conversar e parabenizar pela iniciativa”, diz. Nesse encontro informal, os estudantes aproveitam para fazer um trabalho de educação ambiental. “Nós falamos sobre a importância das árvores no espaço urbano, e orientamos a entrar em contato com o 156 em caso de necessidade.”

Foto: Comunicação Pref. Municipal de Limeira

Já o casal Juliano Quarteroli e Verónica Dovis criou uma forma diferente de comemorar os aniversários do filho Benicio, que nasceu em 2016. Em 2017, a família participou do projeto Vida+Verde, da Unimed Limeira, e plantou uma muda de pau-brasil. No ano seguinte, a espécie escolhida foi a seringueira. “Neste ano, o Benicio já estava ansioso para fazer mais um plantio”, contou Juliano. Eles plantaram uma muda de erva-mate, por ser considerado um símbolo de generosidade. “Esperamos que essas pequenas atitudes despertem no nosso filho a consciência e amor pelo meio ambiente”, falou.

Camila Duarte
Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura
Prefeitura Municipal de Limeira

Deixe uma resposta